Ads 468x60px

terça-feira, 3 de julho de 2012

Germinação de Sementes de Maconha

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, germinar sementes de maconha é muito simples, você só precisa tomar certos cuidados e ter um pouco de conhecimento básico, afinal, uma semente recém-germinada é como um bebê recém nascido, você tem que ter cuidado ao manipular e fazer passo a passo as etapas até que seja transplantada para um vaso ou solo, dependendo de como irá ser cultivada. Além de claro, para poder germinar uma semente de maconha, esta tem que ter procedência de qualidade, pois uma semente imatura, velha ou de qualidade inviável não germinará, por questão lógica de que para se houver vida, tem que se ter tudo nas perfeitas condições.

As sementes de maconha podem simplesmente ser jogadas na terra e esperar que germinem. Claro que dessa forma se terá uma taxa menor de êxito do que se fizer outro método que permita melhor controle do processo de germinação. Dentre os métodos mais usados e aprovados estão: Lã de rocha, turfa e o papel toalha. Claro que temos outros métodos de germinação, como a vermiculita para quem irá plantar hidropônico dentre outras formas, mas irei explicar estas três, por serem mais simples e de uma eficácia reconhecida por todos os cultivadores de maconha.

Temos que saber, em primeiro lugar, o que é necessário para que uma semente saia do seu estado de dormência e comece a se desenvolver, desenrolar a radícula e quebrar a casca e depois começar uma multiplicação celular. É bem simples, uma semente só precisa de três fatores básicos para germinar, são eles: umidade, escuridão e oxigênio, isso mesmo, breu total, falta de luz, e não apenas sombra, então é um erro achar que a semente deve germinar embaixo do sol, por isso a taxa de sucesso cai muito se apenas jogamos sementes num solo. Claro que é importante manter a semente em um ambiente onde não haja mudanças bruscas no clima, se estiver em torno de 21º Célsius não tem erro, mas não é a maior preocupação que se deve ter, se o clima do local é em média constante.


Lã de rocha, para quem não sabe, é um composto mineral que é usado para semear ou para clonar, muito fácil de usar e a taxa de germinação é de quase 100%, claro se usarmos sementes adequadas. A lã de rocha é vendida em cubos, os tamanhos são variados, mas para semear, o menor é mais indicado, pois o preço é mais acessível e um tamanho maior não alteraria em nada em relação a maconha. Este composto permite grande oxigenação, o que é essencial para o desenvolvimento radicular. Em relação à facilidade de encontrar a lã de rocha que vem o maior problema, não são todas as lojas agrícolas que vendem este produto, então geralmente temos que comprar pela internet, o que pode fazer o custo aumentar tendo em vista que geralmente se paga pela entrega. Então, quando já se tem a lã de rocha, o que devemos fazer é simples, fazer um furinho na parte de cima do cubo, colocar a semente com a parte mais pontiaguda para baixo, e molhar a lã de rocha. Cobrir a semente levemente para que ela não tenha dificuldade em abrir suas primeiras folhas.

Já a turfa geralmente é vendida em discos, secos e pequenos, e quando você os molha eles expandem. O preço geralmente é um pouco menor do que a lã de rocha, mas ainda assim não é o método mais barato. O bom da turfa é que ela não é estéril, ou seja, existe material fértil ali contido, então você pode manter sua planta de maconha recém-nascida na turfa até certo ponto, e depois fazer um fácil transplante.  É bem simples, depois que regar a turfa, e esperar o processo de expansão dela, é só fazer o mesmo do que com a lã de rocha, fazer um furinho e encaixar a semente com a extremidade pontiaguda para baixo e cobrir levemente. Depois de expandida não será necessário rega-la novamente, pois ali já está na umidade ideal para a germinação, e por ela não ser translúcida a semente automaticamente já começa o processo de germinação.


Agora meu método favorito, o papel toalha. Muitas pessoas tentam germinar a maconha no algodão, como faziam com feijões no jardim de infância, mas acabam perdendo suas sementes, pois a radícula da maconha é muito mais frágil, e se ela grudar no algodão pode ser danificada no momento da retirada, então o aconselhado é papel toalha. Este método é o mais barato e simples, você só precisa de uma vasilha plástica (tupperware), dessas usadas para alimento e que tenham tampa, e uma folha de papel toalha. O barato desse método é que se pode ver passo a passo como a mágica da evolução acontece, tudo ali diante de seus olhos, e assim aprendemos melhor como funciona o ciclo de vida da Cannabis. É o seguinte, posicione a folha de papel toalha dentro do recipiente e umedeça-a, não pode encharcar, pois assim atrapalha a oxigenação, então aconselho que seja feito com um borrifador de água, o papel tem que estar bem molhado, ao ponto de você toca-lo com o dorso dos dedos e sentir a umidade, depois você coloca ali suas sementes de maconha, mantendo 2 cm de distancia entre cada uma, para evitar uma colisão das radículas, e depois fecha o recipiente com a tampa.

O mais importante é deixar esse recipiente agora em local de escuridão total, como no meio da gaveta de roupas e etc. Também devemos abrir o recipiente em média duas vezes por dia, para verificar o desenvolvimento e para abanar um pouco com a tampa para ajudar na oxigenação dentro na vasilha. O mais importante é sempre ter cuidado ao manipular e abrir o recipiente, para não fazer as sementes se deslocarem, podendo assim haver danos nas radículas.

Devemos não ficar tocando nas sementes de maconha, pois assim passamos amônia dos dedos para elas diretamente, devendo pegá-las apenas no momento do plantio. E como saber quando e como colocar na terra? Simples, assim que a radícula, um rabinho branco, sai da semente já pode ser feito isso, mas o ideal é esperar que essa radícula alcançasse uns 2 a 3 centímetros, fazermos um furo na terra do tamanho da radícula e coloca-la, voltada para baixo, pois aquilo ali será a raiz da sua maconha, o coração, por isso tem que ter tanto cuidado com ela.

Depois de plantada, temos que esperar com paciência a planta se soltar da semente e abrir suas duas primeiras folhas, os cotilédones, esses são redondos, não têm o formato característico que conhecemos da maconha, porém são de vital importância para a vida da planta por um período de sua vida. Esse aparecimento de folhas deve levar em média de 2 a 5 dias, em alguns casos pode demorar um pouco mais, por condições adversas, mas não devemos desesperar e cavar o solo para não ter risco de danificar a radícula.

Logo após o aparecimento desse primeiro par de folhas ai sim a sua planta de maconha já precisa de sol, afinal agora ela tem por onde fazer a fotossíntese, já podendo ser exposta ao sol pleno logo que nascem essas primeiras folhas. Temos também que ter o cuidado com a rega nesse estágio, pois se colocar água demais, podemos literalmente afogar as raízes, não permitindo oxigenação e mata-las, e se regar de menos podemos queimar nossa planta num sol extremo, então o importante é molhar levemente o solo no qual sua recém-plantada está, sempre fazer isso nos períodos mais frescos do dia, de preferência no inicio da manhã ou no final da tarde, aliás, como todas as regas que virão ao longo da vida da planta de maconha devem ser feitas.

144 comentários:

  1. e depois como faz pra passar o broto ou o clone da lã de rocha pro vaso com substrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim o broto nessecita de de minerios que somente o substrato pode adquirir e alem da raiz se compactar e voçe tera hemafroditas intão marina assim que voce ver que a raiz ira se compactar trasplante ok

      Excluir
  2. E aí, valeu pela dica de germinação.

    Fiquei com uma dúvida: na hora de germinar no papel toalha, ela fica em temperatura ambiente mesmo? Não precisa colocar a vasilha plástica em lugar mais quente que o ambiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode colocar na temperatura ambiente, mas é muito importante ficar em total escuridão!

      Excluir
    2. sim não deve estar frio e nem muito quente

      Excluir
    3. E possível germinar a semente em dias frios do inverno deixando no papel toalha dentro do Tupperware?

      Excluir
  3. Depois que eu faço a colheita , a planta morre ou ela produzirá novamente? abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao ela so fas un processo so depois morre

      Excluir
    2. Ja tive planta que deu duas vezes. Como isso foi possivel?? Na primeira vez nao deu semente mas na segunda eu a polinizei com um macho e deu sementes.

      Excluir
  4. uma duvida quanto tempo leva pra dar os frutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as indicas levam de 30 a 45 45dias para o fim do ciclo vegetativo eas sativas levam 90 a

      Excluir
  5. Respostas
    1. depende da genetica e as condicoes pode demorar ate mais de 1 semana.

      Excluir
    2. indicas levam de 3 a 4 e sativas 14 dias ruderalis copiam as sativam levam 13 a 15 dias

      Excluir
  6. Po eu vi em sites que planta gosta de muitas horas de sol e aqui fala exatamente o contrario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno , é no momento da germinação que ela precisa de escuridão. Após germinada e transplantada a planta necessita de bastante sol.

      Excluir
  7. ola pessoal,
    segui os passos com o papel toalha na vasilha dentro da gaveta, e no segundo dia algumas ja abriram como da foto, porem 3 estao com uma "nuvem" que parece ser fungo, mas elas tambem estao germinando, o que eu faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é fungo amigo , aquilo parece mofo mas sao só os cilios da radícula , não mecha neles pq eles são sensíveis

      Excluir
    2. "nuvem" hummmm essas vão ser da boa,O masssaaa !!!

      Excluir
    3. pode ser fungo sim, até pela falta de oxigênio, vc tem que abrir a vasilha algumas vezes ao dia, 3 ou 4 vezes.

      Excluir
  8. Olá, sobre a rega, tenho dúvida na quantidade! diz-se apenas para molhar o solo levemente, o que isso seria? um gole de água basta? e a quantidade de água cresce conforme a planta cresce, né? como seria essa proporção? dizem que são 3 vezes por semana para se regar, essa quantidade de regas perdura desde criança até adulta? obrigado

    ResponderExcluir
  9. Uma duvida, qual é esse tipo de cannabis?, A primeira foto do post..

    ResponderExcluir
  10. uma duvida: e necessário furar a tampa da tapuer para que aja circulaçoa de ar??

    ResponderExcluir
  11. Depois de germinado estando no vaso com uns 10 centimetros mantem no sol de vez enquanto ou sombra ou no escuro...

    ResponderExcluir
  12. Ola galera.
    Duvidas sobre o cultivo.
    Moro na Bahia onde que o clima é relativamente quente o ano todo,dias atrás plantei 8 pés de cannabis,cresceram até uns 10 cm,dai todas murcharam e morreram.
    Elas estavam num vaso com terra e colocava no sol plento,e outras 4 eu deixava 18 debaixo de lâmpada de 60w (em um quartinho) e 12 de escuridão (dentro de um armario) total.
    Qual o erro que cometi com minha plantação??


    "não compre,plante"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. varios, entra no growroom.net e estude

      Excluir
    2. Fala galera.....
      Bom AB, pode ser a rega que nao esta de acordo com a necessidade da planta. Temos que regar de acordo com a temperatura que varia de acordo com o local. O certo é regar 2 vezes ao dia com pequenas dozes de agua.
      Dica: use um borrifador assim vc consegue controlar melhor a dosagem de agua.
      Abraço

      Excluir
  13. Uma duvida no pesseso do papel toalha depoi q as semente da o caule eu devo emterra o caule todo ou apartir de quando devo emterrar..??

    ResponderExcluir
  14. eu posso colocar apenas uma semente?

    ResponderExcluir
  15. Eai galera quero tirar uma duvida tenho uma plantinha ela esta um pouco menor ainda que a maconha da primeira foto ja esta na hr de por no sol ou deixo ela no escuro ainda e espero ela abrir mais oque faco o caule dela tbm esta bem fino e branco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no sol mano,eu to com 5 assim la em casa,resem brotou.. ela precisa de sol para crescer, e se tu n pormno sol vai retardar o crescimento dela. sol=crescimento da planta

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. meu eu consegui germina duas sementes saiu as 4 folhinha como mostra a imagen acima, mais mucho ela porq sera, eu molhava uma vez em cada dois dias sera que foi isso '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sido isso sim. Nós regamos conforme a necessidade da planta. Se estiver calor logo o sol ira secar a terra e queimar a planta, se estiver mais frio a raiz pode se afogar literalmente no vazo....Por isso a dosagem. O ideal é a terra estar sempre úmida o suficiente para a planta, nem muito nem pouco, mas o suficiente! Espero te ajudado Renan!
      Abraço e boa sorte !

      Excluir
  17. cara valeu pelas dicas, mas eu fiquei com uma duvida, depois que saiu a radicula, eu tenho que por ela dentro da terra ?, ou a semente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com a radicula virada pra baixo (na terra) a uns 2 cm de profundidade (faz o furo na terra com seu dedo mm). Tapa mas sem pressionar que é pra deixar oxigenar a terra.. rega um pouco e mantem a terra sempre humida.
      Espero q tenha ajudado

      Excluir
  18. Gente eu plantei mas a casca da semente ainda ta grudada nas folhinhas, ja devo colocar no sol ou ainda não ?
    e quando for colocar no sol por quantas horas por dia devo deixar ?
    e rego com agua qntas vezes por dia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode colocar no sol, e lembre-se regue periodicamente conforme a necessidade da planta.... quanto a essa casca da semente grudada nas folhas é fundamental para uma planta sadia.Borrife agua diretamente nas folhas assim essa casca amolecera e caira. Regue a planta 2 vezes por dia sempre deixando a terra úmida isso eh muito importante!"

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Em relação ao fungo que nasce. Tem algum efeito negativo na semente? ou eu posso deixar, vllw.

    ResponderExcluir
  21. minha plantinha cresceu uns 15cm.só que agora ja faz dias que ela ta do msm tamanho será que ela vai crescer e dar camaroes?

    ResponderExcluir
  22. Iae galera
    Minha plntinha com 3 dias ja broto hoje d manhã
    e esta do mesmo geito da foto
    gostaria de saber se. Deicho ela so na sombra ou se ja posso por direto no sol da manha ?

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. É genial essas dicas muito boas.essa planta mudou minha,sou muito gratO a ela e seus usuarios pelas dicas.deixei de beber alcool por ela sou muito grato.obrigado

    ResponderExcluir
  25. minha planta tem 25 dias.. queria saber se ela pode ficar no sol cerga de 10 HRS POR DIA.. QUERIA SABER SE EU TENHO QUE REGA-LA MAIS DE 2 VEZ POR DIA... (ELA ESTA EM TERRA ADUBADA , COM UM VASO MÉDI0) gratidão a todos !!

    ResponderExcluir
  26. já colhi uma sativa com as dicas do site ja estou começando minha nova safra....

    ResponderExcluir
  27. ola.. bom dia.. eu fiz essa experiencia do papel toalha no entando quando fui abrir a semente ja havia se soltado e as duas primeiras folhas ja estavam la.. sera que perdi essa semente ou posso tentar plantar ela na terra assim mesmo? :D Caio Cunha

    ResponderExcluir
  28. Cara... eu queria saber se pra germinar no papel toalha tem que cobrir ou se deixa a semente só encima do papel úmido msm... (coloca outro papel úmido encima ou não)??? grata...

    ResponderExcluir
  29. eu só tenho uma dúvida se não tiver papel toalha pode fazer com papel higiênico ?

    ResponderExcluir
  30. ola amigo tenho uma duvida . MINHA SEMENTE ESTA GERMINANDO PLANTEI ELA NA QUELA TERRA QUE A GENTE COMPRA EM CASAS DE PLANTAS COM FIBRA DE COCO . DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVO REGUAR PARA NAO ENCHARCAR NEM DEIXAR ELA SECA DEMAIS CORRENDO O RISCO DE MORRER . ENTAO E ISSO DE QUANDO EM QUANTO TEMPO DEVO REGALA DE 2 EM 2 DIAS POR FAVOR ME AJUDEM .

    ResponderExcluir
  31. wu posso corta as pontas das folha para nao parecer muito umpe de cannabis? pra ninguem suspeitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz isso só q n deu muito certo e quase perdi minha erva, num momento de viagem plena pensei em pendurar aqueles enfeites natalinos em forma de bolinhas verdes e vermelhas e transformei minha maconha num tomateiro, de uma certa distância passa batido.

      Excluir
  32. Na germinação o olho foi cortado, será que ainda vinga?

    ResponderExcluir
  33. Vamo supor, eu coloco a semente pra germinar no papel toalha e ela nasce aquela parte branca depois disso já plantar em solo ou tem alguma etapa antes da terra?

    ResponderExcluir
  34. Olá pessoal, eu tenho uma duvida que e bem frequente aqui, eu germinei no papel toalha e ja plantei em um vazo pequeno, mas ainda nao brotou a semente, gostaria de saber se devo deixar o vazo com a semente recem germinada na sombra ou els ja vai pro sol? Eu li em alguns lugares. As pessoas dizendo que so pode tomar sol depois que brotar, isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika Moreira, com certeza! Deixe em um lugar umido e escuro mas q tenha um ar pelo menos normal...Só coloque no sol depois d éla germinar e estar com as duas cotineloides

      Excluir
    2. Maycon...então posso colocar no sol ou em uma luz fria em cima quando já nascer as duas cotineloides? e se as cotilenoides murcharem e desaparecerem e ficarem só as outras duas, que se parecem com a folha da maconha? abras!

      Excluir
  35. Aonde e um bom lugar para eu compra semente?

    ResponderExcluir
  36. Bom dia,
    Galera,

    estou com varias duvidas para cultivo de minhas plantinhas...

    1° Minha plantinha (marry) está crescendo já abriram 5 folhinhas, porém elas somente tem 3 (três) pontas, já ouvi falar que a Amarela é assim mesmo, derivação da ADIDAS. Saberiam me informar se procede?

    2° Necessito de ajuda, pois coloquei muita água pois estava bem quente onde moro, porém, com o Sol fraco no clima (inverno), a absorvição da água está demorando.

    3° como toda maconha, elas crescem o caule e nele saem esses caulezinhos, antes dela abrir a primeira folha depois de abrir algumas (5 folhas) as duas de baixo secaram, isso é normal?
    se sim, tudo bem, más ainda tenho medo, pois o "tronco" está ficando escuro.

    Gostaria muito da ajuda das pessoas que possuem experiencia no cultivo da mesma.

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Eu planto na terra mesmo as minhas estão com uns 10 cm

    ResponderExcluir
  39. de quantas sementes precisa para plantar e como plantar

    ResponderExcluir
  40. dobro o papel toalha e coloco as sementes no meio,ou apenas coloco sobre ele???

    ResponderExcluir
  41. boas. eu tenho quase a certeza que plantei com o caule branco virado pra baixo e agora que começou algo a germinar mas parece esse mesmo caule branco que ta saido pra fora! é normal ou deveria sair um caule verde logo de inicio?

    ResponderExcluir
  42. porque os cabelinho da minha plantinha ta ficando preto ? muito sol, ow muita aguá ? porque geralmente ele fika umas 9 10 hrs no sol .. me ajudem ai pf ;z

    ResponderExcluir
  43. Uma duvida, tenho que molhar sempre o papel toalha? com que frequência tenho que molhar?

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Minha semente ta sem a casca so com o centro branco dela sera que ainda ela germina?

    ResponderExcluir
  46. ola ,queria tirar uma duvida pois eu plantei a 1 semana atrais e minha planta ja saiu as 2 folhas mas ta muito pikena oque eu tenho que faser pra ela creçer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por no sol da manha! e depois em algum lugar com sombra ate sair as folhinhas ai sim ja pod pegar sol normalmente...melhor pra éla!

      Excluir
    2. Terra boa mas nada d fertilizantes, só o sol da manha enquanto não nascer a folhinha verdadeira, pq essas duas primeiras ai são os cotiledones, ai depois do sol da manha deixe éla na sombra...faca isso ate éla desenvolver um pouco mais, mais ou menos ums 2 ou 3 dias ai depois ja róla deixar no sol normalmente..isso se estiver num vaso né

      Excluir
  47. Depois que elas abrem a perninha (no papel toalha), eu passo para o solo, e já posso colocar na luz para esperar abrir de vez?

    ResponderExcluir
  48. fiquei com duvidas, tenho q ficar regando o papel toalha tbm? quanto tempo demora para sair as radiculas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas só quando encostar o dedo no papel e sentir q ele esta seco, hoje dia 28 ja deve ter germinado né..?

      Excluir
  49. Me ajudou muito agora vou ficar rico fuiii.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não venda, não compre...Plante irmão, fume e curta a vidaa! hahaha

      Excluir
    2. Se for ficar rico fique rico de alegria com as melhores pessoas a sua volta.!

      Excluir
  50. se eu nao colher ela no tempo certo tem como esperar uma proxima pra poder colher ou ela morre ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai ja éra! Mas pq não colher no tempo certo? RSRSRS

      Excluir
  51. tem como recupera uma folha queimada da planta?

    ResponderExcluir
  52. Sim! Lendo todo esse site e achar onde foi o erro..rsrsrs
    Ólha ai esses pra ajudar tbm..(Planeta Maconha), (Diario da erva), (Como plantar maconha)...procura ai gurizão...vai q vai!

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. após muitas tentativas usando o metodo do papel toalha, finalmente 4 das minhas sementinhas estão iguais as da imagem acima, a partir desse ponto, quanto tempo demora para q a radícula esteja com o tamanho ideal pra ser tranferida para um vaso????????? e posso usar qq tipo de terra ou tem alguma mais recomendada????

    ResponderExcluir
  55. Quando a planta floresce dá mt cheiro? Moro em apartamento e meus vizinhos não vão gostar mt do cheiro, mas tá normal. Acabei de colocar minhas sementinhas no papel toalha. Porém não sei se elas são boas para cultivo, porque peguei elas do beck q eu comprei p fumar HAHAH

    ResponderExcluir
  56. Quanto tempo eu tenho q abanar cm a tampa para a oxigenação da semente?

    ResponderExcluir
  57. Ola,como faço pra saber se minha planta e macho ou femea? E que especie q ela è...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce so consegue distinguir, depois do estádio vegetativo.
      Se aparecerem pequenas bolas perto da ponta das folhas, sua planta é macho. Se aparecerem pequenos "cílios" sua planta é fêmea.

      Excluir
  58. Ola, como faço para conseguir sementes? As que vem junto com o fumo podem ser cultivadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprar por sites específicos que encontra no google. Podem sim, mas devem ser germinadas no papel toalha antes de serem plantadas, ao contrário das compradas que já são 100% chance de nascerem plantadas diretamente no vaso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  59. A minha muda saiu os cotilédones á poucos dias atras. Pois bem, ainda está plantada no vaso peq. / méd. com terra adubada e o vaso está dentro de um pote de sorvete com um pouco de água para regá-la, porque aqui em casa é meio treta de tê-las e está sendo meio que escondido, então não tem como eu ficar regando de manha e no final da tarde todos os dias...
    -Devo mudar para outro vaso maior?
    -Como faço pra saber quando devo tirá-la do vaso de terra adubada e mudar pra um vaso maior ?
    -Posso usar terra adubada quando for plantar em um vaso maior?
    -Até quando que posso deixar pegando pouco sol ?
    Valeu ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu caso parecido
      SOLzinho da manhã &, de fim de tarde & escuridão total Da noite!!!!!!
      sem balelas se o bagulho da natureza deixe mae natureza cuide rs
      #fee 4;20

      Excluir
  60. tipo eu comprei maconha e a semente veio nela.. ela ira germina mesmo assim ? ou sementes assim nao germinam ?

    ResponderExcluir
  61. E o seguinteeu fiz no papel toalha mas nao usei a vasilha com tampa isso pode atrasar a germinacao ta cm tres dias e ainda nao saiu nada mas as sementes escureceram bastante oq eu faco?ajuda ai galera

    ResponderExcluir
  62. Caso eu já tenha colocado uma folha de papel mas antes de fechar o dia troquei e coloquei um papel toalha, será que a planta germina mesmo assim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,logo após de inserir as sementes na tapauer e cobri-las com papel toalha,feche-o e aguarde o dia seguinte,se não germinou,voce tem 3 dias para permanecer com o mesmo papel no tapauer,logo após esse tempo se não germinar,é necessario trocar e não impactua agerminação. PS: as sements mais escuras ferminam mais rapido ,a minha foi em 1 dia

      Excluir
  63. Minha semente germinou,ela ficava com o caule retinho ,mas agora fica caindo de lado,coloquei um apoio,é normal isso

    ResponderExcluir
  64. Boa noite! Eu já germinei 6 , porem elas ficava com o caule reto,mas depois ficava caindo de lado, até que uma parte do caule ficou bem fininho e morreu,elas foi germinada em um vazos pequenos na terra adubada dentro de casa... O que devo fazer???

    ResponderExcluir
  65. As minhas tem 22 dias e entortou,esta quase se quebrando.acrescentei mais terra preta no vazo para segurar......tem algum problema????

    ResponderExcluir
  66. Queria saber o que acontece com a fêmea depois que ela da as sementes ou seja se fecunda com o polem do macho, pois me falaram que ela morre como eu evito isso se é verdade. E se o macho da algo alem de polem..

    ResponderExcluir
  67. tenho varias duvidas a respeito do meu cultivo,
    uma delas é: tem algum jeito de controlar o tamanho da planta (SATIVA) ou disfarça-la pra não ser facilmente conhecida?
    outra duvida a respeito das horas de sol.
    minha planta desde que brotou toma 12 horas de sol, mas na segunda semana começou a ficar flagrante de mais, ai resolvi por ela atrás de casa, só que atras de casa só bate sol a tarde ficando a manhã toda na sombra.
    isso pode matar minha planta?
    desde ja agradeço
    falow

    ResponderExcluir
  68. na hora de abrir o potinho eu posso retirar o papel toalha para ver como que elas tao ou nao devo mexer em nada, só abrir um pouco e fechar??

    ResponderExcluir
  69. olé meus amigos ...

    o meu pé esta com 5cm de altura e acabou de sair as duas folhinhas redondas, ja posso colocar no sol quente ? 40°graus ....

    ResponderExcluir
  70. estou germinando 18 sementes,kkkk, keria saber se depois ke chegar a hora de por ela em uma vazo, qual tipo de terra seria a ideal???pode ser qualker uma mesmo!? ouvi dizer ki tem ki ter 3 fertilizantes que ajudam a planta se reproduzir mais rapido! OBG!

    ResponderExcluir
  71. ******************Alguém pf tem umas sementes boas pra fazer jogo?*******************************
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho umas sementes do natural do nordeste queiser manda teu email ou mim add no face flw

      Excluir
    2. add meu face ae

      https://www.facebook.com/michael.araujo.752487

      dps manda msg flw

      Excluir
  72. boas , eu tenho uma semente , só que ontem precionei e ela tava boa , só que fiz a terceira vez com um bokado força e ela estalou um pouquito , eu coloquei a logo num copo com papel dw cozinha humido por baicho e meti a semente no meio e outro papel humido por baicho . será que vou obter alhgum resultado bom ? tou com medo que tenha danificado a semente por dentro :( será que ela pega???

    ResponderExcluir
  73. Tem que furar a tampa da vasilhas( tupperware)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo só abrir a tampa umas duas vezes ao dia com cuidado para não balançar muito. para ajudar na circulação do ar dê umas abanadas com a tampa mesmo só um pouquinho.

      Excluir
  74. olá, tenho que manter o papel toalha umido ate a germinaçao, ou so na hora que vou colocar a semente na vasilha?

    ResponderExcluir
  75. ALGUEM RESPONDE AI ... SE PODE AGUA TODO OS DIAS A SEMENTE NOVINHA

    TB QUERO SABE QUANTO TEMPO PRA ELA CREÇE ???

    ResponderExcluir
  76. Galera, vou passar pra vocês o meu metodo
    Eu coloquei umas 5 sementes em um vaso pequeno, fiz em 2....
    sementes de prensado mesmo.
    com sorte uma nasceu, então eu deixei na sombra e todos os dias de manha eu molho ela deixando a terra úmida e só.
    depois de ler uns comentários vou coloca-la no sol, pois ja tem uns 5 a 8 cm a minha baby.
    então depois disso colocando-a no sol o crescimento vai ser mais rápido. ai vou pra fase 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a terra comprei em casa de ração, terra adubada..
      e a germinação da semente no vaso mesmo, pois acho melhor, ouvi falar que cresce mais forte e resistente.

      Excluir
  77. a minhas sementes estao com uma coisa encima meio esbranquicada como se fosse um algodao que parece ser fungo, isso vai matar minhas sementes? oke devo fazer?

    ResponderExcluir
  78. Oi meu amido de marte minda uma solucao pow eu fui troca minha pranta de vaso na hr de pranta nova mente por ela ser conprida ela quebro ao meio sobrou muitas raizes sera se eu deixa e continua regando ela blota bova mente me responda por favo amigos porra maior viagem ja ate chorei pow me fala

    ResponderExcluir
  79. plantei 6 sementes direto na terra ja adubada, 6 dessas sementes só 1 deu certo , de um dia pro outro ela ja cresceu , e agora ? ela precisa de mais adubos ou de um espaço mais porque ela esta em um vazo medio não mt grande , estou regando uma vez por dia , ta certo ou errado ? se vcs tiverem mais alguma dica por favor me passem pq to começando agora .

    ResponderExcluir
  80. boas mano, se metê-la na terra dps do papel toalha e a semente tiver semi aberta sem folhas ainda mas já uns 2/3cm de raíz, não pode apanhar solinho?

    ResponderExcluir
  81. Bom Dia amigo, a minha plantia ja brotou mais as 2 primeiras folinhas estão meio amarelada é assim msm??

    ResponderExcluir
  82. Olá, por favor, eu estou com uma planta ainda jovem, ela está crescendo bem, porém está pendendo para o lado, não muito, um pouco apenas... É normal? Estou deixando ela à luz do sol de dia e a noite escuridão total... Regando apenas quando há necessidade.
    Devo por algum apoio?

    ResponderExcluir
  83. Depois de sair a ridícula da semente e colocar ela dentro da areia conforme descrito, esse vaso com a flor ainda não aberta, deve ser colocado em que local? Eu digo o vaso com a semente já mas sem dar a planta ainda? Lugar escuro e úmido? Com luz vermelha já? Qual o passo?

    ResponderExcluir
  84. Quantas sementes germinadas posso colocar por vazo?

    ResponderExcluir
  85. quantas tu quiser tu pode colocar. agora, depois que eu colocar a semente germinada no vaso, deixo na escuridão ou na luz? luz vermelha?

    ResponderExcluir
  86. ae cara to com uma duvida , coloquei 6 sementes pra germina naqueles negocio de óculos sabe , quando vc compra oculos vem uma caixinha talz preta que fecha , entao coloquei papel toalha pa , umido , tudo certin , ta la fais 9 dia , mais que vi ficarao preta , mais vo espera mais um poco , sera que nasce nesse negocio ae ? eu deixo ele na gaveta tudo escuro e nesse negocio de oculos ae , deboa?

    ResponderExcluir
  87. tem algum problema em ter tirado a semente do algodão e passar para o papel toalha ?

    ResponderExcluir
  88. Olá. ja transplantei para um vasinho ela cresceu bem rapido saiu as duas cotineloides, porem não se abriram totalmente. o pezinho tem 1 semana algo assim, é normal ?

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. eu sempre tirei os brotos com algodão (de manicure) molhado... Vc enrola a semente nele e guarda num lugar escuro por três dias.... depois só abrir e conferir os brotos e coloca-los na terra no próprio algodão... o algodão já tem muitos nutrientes para a planta.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui vc encontra muitas variedades de sementes de maconha: http://www.plantarmaconha.com

      Excluir
  91. algumas sementes estão a menos de 24 horas na geladeira!! ainda podem germinar!!!???

    ResponderExcluir
  92. Alguém que tenha sementes pra me vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui vc encontra muitas variedades de sementes de maconha: http://www.plantarmaconha.com

      Excluir
  93. Minha planta esta com mais de 40 cm, quanto tempo leva para ela começar a florescer ??

    ResponderExcluir
  94. fiz o método do papel toalha... tive sucesso com 3 dias , só que já tem 5 que eu coloquei na terra e até agora nada.. o que fiz de errado?

    ResponderExcluir