Ads 468x60px

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Plantar Maconha: Crescimento Vegetativo

Depois de brotar, a planta de maconha começa o crescimento vegetativo. Isto significa que a planta irá fazer fotossíntese o quanto possível para crescer em altura e crescer pontas em cada par de folhas. Uma ponta é a parte que pode ser clonada, ou seja, reproduzir assexuadamente (sem sementes). As pontas ficam situadas no alto da planta, e em cada espeço entre os nós principais. Se você podar a planta de maconha no período vegetativo, cortar a ponta, então irão crescer duas pontas a partir do corte, logo o que era apenas uma se torna o dobro.

Se você podar essas duas novas pontas então irão crescer 4, e assim por diante. (É importante você respeitar o tempo para a planta de maconha se recuperar do trauma de ser podada, afinal comparando com o gênero animal, isso seria mutilação. Então antes de fazer nova poda deve-se dar certo tempo de recuperação para a planta.) Todas as plantas tem um estado vegetativo, que elas irão crescer tão rápido quanto possível depois que a planta germinar a partir da semente de maconha, para isso quanto mais luz melhor.

É possível crescer as plantas vegetativas sem nenhum período escuro, isso aumenta a velocidade com que crescerão de 15% a 30%. E elas podem ser mantidas nesse ritmo até quando o cultivador decidir forçar o florescimento (claro que apenas em cultivo indoor). Quando o cultivo de maconha é em ambiente externo (outdoor), não resta nada ao cultivador a não ser respeitar o ciclo normal e natural da planta, relativo à luz natural do sol.

No cultivo de maconha em interior o jardineiro controla o tamanho das plantas de acordo com o espaço disponível e de acordo com o tamanho que ele deseja. Para isso acontecer basta manter o período de iluminação mais prolongado, geralmente de 14 horas ou mais diariamente, sabendo que quando quiser que as plantas de maconha floresçam basta diminuir o foto período para 12 horas diárias, sendo importante manter essa média, pois a planta com flor também necessita da luz para viver.

Existem coisas importantes a se fazer no crescimento vegetativo para que você tenha uma boa e saudável floração, como por exemplo, dobrar o caule principal da planta com cuidado para que ela fique mais grossa e resistente, quando digo dobrar, é apenas envergar levemente o caule, e não quebra-lo. Outro fator importante é o vento, pois ele faz com que a planta balance e te torne naturalmente mais forte.

Se você cultiva maconha em exterior isso não é problema, pois com certeza sua planta pegará várias correntes de ar durante o dia e noite e ficará naturalmente mais resistente e grossa. Se você cultiva em ambiente interior é importante colocar um ventilador para realizar essa função. Um caule principal muito fino não suportará uma floração pesada, arruinando todo o trabalho até então.

Outro fator importantíssimo para o crescimento vegetativo de suas plantas de maconha é em relação aos nutrientes. Quando se encontra assuntos relacionados à maconha sempre lemos em relação ao NPK, sendo N = Nitrogênio, P= Fósforo e K= Potássio. Muito se fala neles, pois esses são os macro nutrientes, ou seja, os nutrientes de molécula grande, mais abundantes no solo.

Mas não podemos nunca achar que os micronutrientes são obsoletos, pois não são. Eles são de vital importância para a planta de maconha, até porque se há alguma carência dos micronutrientes você perceberá anomalias e maior presença de pragas em suas plantas. Os micronutrientes são: Cálcio, zinco, boro, ferro, magnésio, manganês, molibdênio, cobre e enxofre. É muito importante acrescentar um fertilizante/nutriente, seja químico ou orgânico (mais aconselhável), à dieta das suas plantas de maconha, pois estes minerais são mais difíceis de estarem disponíveis no solo naturalmente.

Para o período vegetativo, suas plantas irão usar mais o Nitrogênio, pois ele fará com que suas plantas cresçam. Porém é muito importante ter o cuidado de nunca dosar demais a quantidade de nutrientes no solo, pois isso deverá matar suas plantas.

É no período vegetativo que os cultivadores iniciantes começam a perder suas plantas e assim aprender o que ocorre com as plantas. Nunca devemos desistir quando começamos a ver as coisas darem errado, afinal devemos aprender com os erros passados. Perdi as contas de quantas plantas de maconha que deixei morrer antes de aprender as diversas causas de doenças e deficiências que sofriam minhas plantas. Devemos usar o período vegetativo como aprendizado também, pois é nesse momento que a planta tem mais força para reerguer-se depois de algum imprevisto, como chuva forte ou dosagens em excesso ou em falta de nutrientes, pois quando a planta começa a florir, é como se estivéssemos cuidando de uma gestante, todo o cuidado é pouco e toda a atenção é fundamental.

15 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE É MUITO FACIL AS PRAGAS SE INSTALAREM NAS PLANTAS , E QUAIS AS MAIS COMUNS ... SERIA MUITO UTIL . OBRIGADO !

    ResponderExcluir
  2. minha plantinha começou a da sinal q eh femea,gostaria de saber se posso voltar com ela para o periodo de vetaçao 18/6,pra mim poder tirar clones,pois peguei semente de um prençado,uso 7 hr de luz de sol e o restante completo com o fotoperiodo,isso afetara a minha planta ocasionando de vir vira macho dpois q eu por ela no 12/12?Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olha só , eu ACHO que tenho um pé de maconha. Será que posso te mandar uma foto pra vc "analisar"? Só não te mandei email, pq vc não responde por email sobre cultivo, na verdade eu tenho dúvida se é mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que dahora ,to com um pé com maias os menos um mês já plantinha ,minha primeira planta ,queria uma ajuda
    pra cultivar bem ela ,vou postar umas fotos delas ok

    ResponderExcluir
  5. tem alguma dica para o pé parar de crescer ? estou cultivando em casa, não quero ele muito grande

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Boas dicas... Porém ainda não foi elucidativo o suficiente na questão fertilização no período vegetativo.
    Ex: Para iniciar a fertilização, devo observar algo na planta como altura (em centímetros), tempo de vida? Se o grower optar por fert químico, como aplicá-lo na planta? Qual quantidade e frequência devo usar o fetilizante?
    Outro ex: Se o grower optar por misturar (preparar) o solo com humus (fert orgânico), ele poderá deixar este solo no vaso que abriga a planta durante todo o período vegetativo? Se a resposta for sim, então não precisarei adicionar fert químico, não é mesmo!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber qual dá os cabesos..se é as que da bolinha se só das folhas

      Excluir
  7. Boa tarde. gostaria de saber como especificamente controlar o tamanho da planta

    ResponderExcluir
  8. A PLANTA PODE SE AGUADA TODOS OS DIAS ?

    QUERO SABE DEPOIS DE QUANTO TEMPO A PLANTA FLORA ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael entra nessa página: www.agrocannabis.com se tiver duvidas mande uma mensagem no face que a reposta sera dada.

      Excluir
  9. Preciso de ajuda! Quero comprar semente mas não sei de quantas preciso ou onde comprar, e o mais importante qual?!? Sugestões extremamente bem vindas!!

    ResponderExcluir
  10. Ola ai...olha de plantio produçao ate a colheita tenho algumas nçoes basicas...mas qria saber desd ja qual è a forma mais saudavel pra o consumo da mnha arvore de natal?

    ResponderExcluir
  11. Qual è a mlhor forma pra o consumo da mnha arvore de natal??

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de uma informação, com quanto tempo começa a florecer?
    Tenho uma com 6 meses e não floresceu ainda...
    O número de pontas na folha influencia para saber se é macho ou femea?
    vlw!

    ResponderExcluir