Ads 468x60px

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Colheita, Secagem e Cura de suas Plantas de Maconha

colher secar curar maconha cannabis
Depois de tanto cuidado e carinho com as plantas de maconha por longo tempo, a melhor hora chega: a colheita. É nesse dia que você começa a sorrir antes mesmo de fumar, e o sorriso fica na cara o dia inteiro.

Antes da colheita sua planta de maconha, recomenda-se dar um flush uma semana antes para livrar a terra do excesso de fertilizante e fornecer muita água à planta para que produza muita resina nessa última semana. Depois disso não se deve mais fornecer água à Cannabis, deixe que o solo seque, e nos dois últimos dias, com o solo já seco, coloque a planta em ambiente totalmente escuro e bem ventilado, e aguarde 24 ou 48 horas. Depois desse período ela estará extremamente resinada, por causa do estresse pelo qual passou, e agora sim, podemos cortar o talo principal dela. O corte deve ser feito no talo, num ponto mais próximo do solo que esteja livre de pragas ou sujeiras.

Depois da colheita de sua planta de maconha, é recomendado que se faça a manicura, que consiste em cortar as folhas grande e mais distantes das flores, que não tenham quantidade boa de resina, as folhas pequenas que nascem emaranhadas nos buds, podem ser mantidas, cortando as pontas e as partes dela que não estejam juntas das flores. Depois desse trabalho prazeroso, a planta de maconha deve ser colocada inteira como está, pendurada de cabeça para baixo, para que a seiva escorra para as extremidades das flores, e assim colher ainda mais resina. Isso deve ser feito em ambiente escuro, ventilado e seco, uma forma simples é colocar dentro de uma caixa de papelão em um quarto escuro e fazer furos na caixa e ligar um ventilador ao lado até que fique seco totalmente. A secagem pode levar 15 dias ou mais em lugares muito úmidos, em locais secos como no centro-oeste brasileiro esse processo acontece em menos de dez dias, em algumas épocas do ano é possível secar em cinco dias.

 Agora que estão secas as flores já se pode consumir, fumar, porém ainda existe mais um processo para tornar este fumo ainda mais especial, que se chama curar, ou curtir, que consiste em deixar essas flores guardadas em potes hermeticamente fechados, preferencialmente de vidro, plástico ou inox por um período de no mínimo um mês, e podendo ser feito em um ano, ou até mais, e quanto mais tempo ali fica curando, mais riqueza em aromas e sabores vai se acumulando para serem apreciados finamente com cada fumo, que têm uma característica única em cada variedade de maconha, assim como as uvas que produzem vinhos de diferentes aromas, sabores e cores, cada variedade de maconha produz flores com sua característica própria, que resultam em fumos totalmente variados e altamente apreciáveis. A cura é o mesmo processo feito em embutidos, como salames, presuntos, ou até queijos, para ganharem suas propriedades gustativas.


cura maconha curar maconhaPara o processo de cura, as flores da precisam de oxigênio, que deve ser ministrado de maneira controlada, para a cura ocorrer da melhor forma possível. Os potes herméticos devem ser abertos uma vez por semana, para que ocorra uma troca do oxigênio do ar para o pote, e depois fechado novamente, e assim sempre deve ser feito, até que atinja o nível desejado de cura, depois de um ou dois meses curando, quando se vai abrir o pote para trocar o oxigênio, pode-se retirar um pequeno galho de uma flor de maconha, para que se faça a degustação e aprove o fumo.

Vale a pena sempre guardar uma quantidade pequena de cada planta de maconha colhida para que se deixe curando por mais de um ano, afinal, se tiver cultivo em ciclo regulado, essa pequena quantidade não fará falta, e com certeza será muito apreciada quando fumada depois de tanto tempo de cura.


colheita maconha colher maconha

46 comentários:

  1. durante a cura pode perder peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ela perde peso na secagem. Geralmente perde 6 vezes. Por exemplo. 60 gramas de buds frescos viram 10 gramas após secagem.

      Excluir
    2. tem que aguar todos os dias os pes

      Excluir
  2. querido, veja se pode me ajudar. ganhei uma plantinha linda, a benedita, um superskukzinho q estava sendo cultivado outdoor com iluminação noturna. está em um vaso de bom tamanho e depois q chegou aqui dei um trato e ficou linda, na semana do ano novo começou a florir. agora ela está super cheia de florezinhas e não sei o q vai acontecer! cada vez aparecem mais e mais pequenos tufinhos de flores. elas vão virar buds? eu deixo no quintal ou boto num armário? i need help! rs
    já agradecendo...
    leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se forem tufos de pelinhos brancos, sim, guarde. Se forem tufos de bolinhas, parecendo com cachos, é macho, então você pode mata-lo e usar as folhas e caules para algum fim terapêutico, que não fumando. Mas se for a fêmea, de pelos brancos, sim, eles irão virar lindos buds, mas não se deve precipitar e acabar colhendo mais cedo, ou mutilando a planta, cortando buds fora de tempo, você deve esperar pacientemente eles amadurecerem e ficarem com mais de 50% dos pelos alaranjados ou marrons. Lembrando que é na última semana que o bud cresce mais e resina mais, então vale a pena esperar. Isso pode levar mais de dois meses, dependendo da espécie. Enquanto isso apenas cuide de dar bastante luz a ela, deixe no quintal, pegando o máximo de sol possível, e retirando quando chover, para não acumular umidade nas flores (buds) e acontecer de mofarem. Evite fertilizantes químicos, não dão resultado satisfatório quanto a sabor e aroma dos buds. Use casca de frutas como banana, maçã, ou casca de ovos, carvão e coisas orgânicas em geral. De preferência sempre regue sua planta com água mineral, esperando o intervalo de uma rega entre outra até o solo ficar seco e o vaso mais leve. para não dar excesso de água. Com esses cuidados básicos, você terá sucesso.

      Excluir
    2. Mario, pode me enviar seu contato ? acredito que seus conhecimentos podem solucionar minhas duvidas.

      Excluir
    3. Mário, se puder passar o contato também tenho duvidas para tirar! Obrigado!

      Excluir
    4. Mario, passa contato, aguardo respostas... muitas duvidas...

      Excluir
  3. ah, beleza! é fêmea sim, a semente já veio feminizada de amsterdã e os fiapinhos são branquinhos e alguns tão ficando marronzinhos. tb tem vários cristais ao redor. qto ao fertilizante químico, qdo veio pra cá já tinha sido usado um, o osmocote. mas vou usar as cascas q vc sugeriu. a minha maior dúvida mesmo era sobre deixar ao ar livre pegando sol ou deixar no escuro num armário, pois disseram q na floração nao podia pegar luz nenhuma. já vi aqui tb q alguém, talvez vc mesmo, disse q na floração é interessante jogar umas cinzas de folhas. o q acha?
    obrigada pela resposta! leticia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hmm, e mais duas coisinhas...
      qto tempo ainda deve levar até se formarem os buds e como vou saber que chegou a última semana q vc diz? valeu!

      Excluir
    2. Letícia e Mário,

      a gente jamais deve usar como adubo para nenhuma planta, um material orgânico não estabilizado, o efeito a curto e médio prazo é exatamente o contrário, e os microorganismos que degradam a matéria orgânica acabam imobilizando nutrientes, ou seja, roubando temporariamente os nutrientes do meio de cultivo, ou solo. Para utilizar adubo orgânico, vocês devem usar húmus (aquela terra preta que tem no mercado) misturado com o solo, ou fazer o seu próprio em uma composteira, mas tente não usar restos de comida salgada (pode causar toxidez e salinidade para aplanta) e tentando sempre usar material pouco fibroso, evitando papel, cascas fibrosas, etc.

      Ah mais uma coisa, tenta não confiar tanto nas sementes feminizadas, porque elas não são 100% femininas, a taxa é de uns 80 e poucos porcento, e se tu deixar um macho que seja no meio das meninas vai estragar toda a produção...

      espero ter ajudado, e sorte com as plantinhas de vocês!

      Gabriel - Engenheiro Agônomo

      Excluir
  4. quanto tempo leva pra colher da semente a degustação?por quanto tempo rende?? pazzz

    ResponderExcluir
  5. ola ! se demorar muito p colher os buds aconteçe algo como perderem efeito ou fica mais forte?

    ResponderExcluir
  6. fala meu bom, sussa ? Aqui, estava procurando umas informações e acabei caindo aqui e tal... como gostei das suas orientações... queria que se possível me ajudasse com um pequeno probleminha aqui com a minha querida "Juana". É o seguinte, eu colhi minha planta que foi cultivada em vaso "outbox" ressalto e isso foi terça feira. Como iria viajar coloquei ela no meu quarto escuro de ponta cabeça pendurada, o quarto ficou escuro e ventilado durante esse tempo e hj cheguei e tal, confesso que já até fumei um camarãozinho dela e vou te falar que foi legal e esta sendo legal rs ... mas aqui, qual o melhor procedimento que posso tomar apartir de agora para que o cultivo dela seja ainda mais proveitoso, visto que eu já quebrei as regras de esperar e tal ...
    abs e valeu demais !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para melorar a qualidade tem de fazer a cura.. nao e qual o melhor processo se dentro de um frasco... nao sou expert estou na secagem ainda.. ajuda seria bom...

      Excluir
  7. preciso de ajuda pessoal para vários topicos..

    1-eu tenho cinco plantas num armário mas tive de colocar um umidificador para que a humidade estivesse ideal.. disseram me que por isso devia levantar os vasos, e necessário?
    2- uma das plantas ja mesmo quase pronta, eu ja andei a ler e percebi que estava pronta pois a flor virou de tranparente para castanho.. e assim que vejo certo? li tambem que antes de tirar do armário devia stressar a planta para criar resina e verdade? tipo dar mta agua durante uma semana?

    3- apos tirar a planta do armario como faço a secagem? sei que e num locar escuro com ventoinha.. mas corto ja tudo e ponho apenas os cabeços virados para baixo a secar? como faço?

    4- cura ? algem me da umas dicas sobre isto?

    Obrigado bons fumos




    ResponderExcluir
  8. Eu comprei algumas sementes feminizadas depois que eu fazer minha colheita vai ter sementes? digo sementes que irá germinar e da bons frutos igual as mesmas que comprei?

    ResponderExcluir
  9. Eu estou com uma dúvida, depois de cortar a planta no talo, é só regar o vaso com o que sobrou da raiz? para gerar outra planta. Ou tem que fazer clones para ter outra planta depois da colheita?

    ResponderExcluir
  10. Não Sanzio a nao ser que a planta seja polinizada...

    ResponderExcluir
  11. olha plantei minha sementes em um recepiente de plastico apos ela ter soltado a raiz no papel toalha agora so queria saber como e os cuidados com a plantinha ate ela brotar da terra?
    se tem q ficar no sol ou dentro de casa em local nao claro como e q fasso pra manter minha plantinha viva e pá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, ela precisa de luz, mas não deixa no sol

      Excluir
  12. faz 5 meses que tenho a planta..meu pai arrancou 3 galhos que estava florescendo!

    da pra aproveita o resto?

    ResponderExcluir
  13. eu quero saber se da pra fumar todas as folhas e flores da planta e se eu posso fumar a planta ainda verde na hora que eu colher.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. eu queria saber como deixar maconha em forma dake vende na rua toda prensada em forma de pedra, q agt compra na rua, só curiosida,alguem podia me explicar pf

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal, plantei maconha outdoor por 4 anos e fui bem feliz nessa época :)

    As dicas do site são muito boas, mas eu faria uma ressalva: Não se deve usar ventilador na hora de secar os buds, o ideal é pendurar no escuro (eu pendurava em cabides no guarda roupa) e esperar 1, 2 semanas antes de colocar nos potes.
    Também não é má ideia polinizar alguma fêmea pelo menos 1 vez pra vc ter um estoque de sementes grátis! É só isolar um macho e coletar o pólen amarelinho que sai dos sacos em algum recipiente; depois vc pega algum galho ou tira de papel, passa um poco de cuspe e depois no pólen pra ficar grudado e vai passando nas florzinhas, de preferência na parte baixa da planta, assim vc pode colher sementes E buds em uma só planta!

    ResponderExcluir
  17. comprei uma maconha e ta seca de mais como faço pra curar minha maconha? por favor me ajude

    ResponderExcluir
  18. e nos dois últimos dias, com o solo já seco, coloque a planta em ambiente totalmente escuro e bem ventilado, e aguarde 24 ou 48 horas
    Depois desse período ela estará extremamente resinada, por causa do estresse pelo qual passou, e agora sim, podemos cortar o talo principal dela.

    SE EU PULAR ESSA PARTE E N DEIXA O PÉ DE MACONHA NO ESCURO E CORTA LOGO VAI TER ALGUM PROBLEMA ?

    ResponderExcluir
  19. é normal os fios ficarem marrom , quase preto ? ow ta morreno ? :S me ajudem ae

    ResponderExcluir
  20. Joguei algumas sementes em um baldezinho de flores da minha mae Rs.
    Elas estão crescendo, oque eu faço ? ( As só tinha adubo na vasilha ... )
    Sendo que, ela fica na varanda, onde é ventilado e nao tem muita luz, pode deixar lá ate o pézin crescer ? E crescendo, oque fazer para o uso ?

    ResponderExcluir
  21. Durantei o processo de cura os bus aumentam a potencia ..ou e so sabor e cheiro?

    ResponderExcluir
  22. na altura da germinaçao se o caule se partir ao meio ja nao renasçe? alguem me sabe responder?

    ResponderExcluir
  23. a minha ja tava a 5 cm da terra mas por descuido caiu um pano em cima, partiu o caule a 1cm abaixo das folhas. ficou so pendurado por uma peliculasinha .

    ResponderExcluir
  24. um pé que ja foi colhido da flores novamente?

    ResponderExcluir
  25. dá ideia aí. Qual é um bom jeito de preparar as folhas para um bom cigarro de maconha? na minha propria casa

    ResponderExcluir
  26. oque eu fasso para manter o pe vivo ate a grande ora da colheita

    ResponderExcluir
  27. oi galera quantas semanas leva para o pe de maconha ficar pronto?

    ResponderExcluir
  28. ai meno, nao sei se vc ainda ve esse blog, mas tenho umas duvidas pra tira cm vc, vc pode me add no face ? https://www.facebook.com/gabriel.squizani?ref=tn_tnmn
    agradecido ae ^^

    ResponderExcluir
  29. Eu coloquei uma semente na mata perto de casa e tenho uma dúvida, quando ela nascer eu deixo num campo "limpo" sem arvores e plantas pra pegar sol diretamente ou eu posso deixar ela no meio do mato onde tem arvores que deixam sombras? tipo tenho medo dela se queima se fica pegando sou diretamente e tenho medo dela não se desenvolver se ficar na sombra, e mesmo assim o único lugar pra colocar é a sombra pois a mata perto de casa passa muita gente pra ir nos lagos e nas cachoeiras ai eu vou ter que entrar no meio do mato pra colocar a muda lá e a mata é bem cheia se ficar mais facil para alguém reconhecer a mata é a mata da Brasilandia em SP capital

    ResponderExcluir