Ads 468x60px

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Luz e Sistemas de Iluminação na sua plantação de Maconha

plantar maconha em interior indoor - plantação de maconha
A luz é um dos principais fatores que irão afetar o crescimento da sua planta de maconha. A planta usa um processo que conhecemos por fotossíntese, para converter o dióxido de carbono em açúcar, liberando oxigênio de volta para a atmosfera como parte deste processo químico. Por mais que a luz nos pareça “branca”, a luz é em fato uma mistura de cores. Plantas absorvem as cores em espectros vermelhos, violetas e azuis, deixando o verde como a cor que percebemos, indicando assim que o verde é o espectro menos absorvido pela planta. Nós não podemos ver todas as ondas de luz utilizadas pelas plantas na fotossíntese; como foi dito, por mais que a luz pareça branca aos olhos humanos, ela é de fato uma mistura de cores.

Lâmpadas geralmente são medidas em Watts e lumens, mesmo que não sejam as medidas mais exatas como é o caso da radiação fotossinteticamente disponível, em inglês conhecido como PAR (Photosynthetic Available Radiation). Para as nossas plantas iremos tratar mais de Watts e lumens, que são as medidas usadas normalmente para se referir a iluminação das plantas de maconha.

Principios de iluminação em jardins indoors

Sem iluminação suficiente, as plantas são incapazes de produzir clorofila verde durante a fotossíntese. Por mais que nunca produzam tanta luz quanto o Sol, os sistemas de iluminação HID (lâmpadas de alta descarga de intensidade) irá produzir suficiente luz para que as ondas de luz sejam apropriadas para encorajar um crescimento vigoroso e saudável, até mesmo em plantas que realmente amam a luz solar.

Sabemos também que o Sol produz muita luz, da qual as plantas de maconha não se utilizam, mas as iluminações dos jardins modernos foram desenvolvidas pra fornecer somente aquelas porções necessárias de espectro de luz da qual a planta irá precisar, permitindo assim que o uso da eletricidade seja eficientemente produtivo, isso permite o uso mais eficiente da energia elétrica e garante um crescimento saudável em todas as fases de desenvolvimento da planta de maconha.

O Básico

Plantas combinam a energia luminosa com dióxido de carbono (CO2), água, e nutrientes para a formação da clorofila verde e hidratos de carbono, libertando oxigênio como subproduto. A energia da luz é medida em comprimentos de onda que são divididas em pequenas unidades chamadas de nanômetros (1 nm = 0,000001 metro). As cores mais importantes do espectro para a produção de clorofila máxima e resposta fotossintética são azul (445 nm) e vermelha (650 nm).

Fototropismo é a reação de uma planta para a iluminação. Move-se da folha para a luz (tropismo positivo) ou para longe dele (tropismo negativo) dependendo do espectro e intensidade emitida. Tropismo positivo ocorre com a maioria das espécies na extremidade azul do espectro em torno de 450 nm. A este nível ótimo, as plantas de maconha se inclinam para a luz, espalhando suas folhas horizontalmente para absorver o máximo de luz possível.

Fotoperíodo

A relação entre os períodos de luz e escuridão é chamado de fotoperíodo, e isso afeta os ciclos de vida de todas as plantas. As plantas de maconha permanecem num estádio vegetativo se o ciclo de iluminação for mantido de 14 a 24 horas de luz continuas (sendo sempre aconselhado de 18 a 24 horas se possível para melhores resultados). A floração é induzida de forma mais eficiente quando mantemos entre 10-12hs de escuridão (o normal é manter um ciclo de 12/12, sendo 12 horas de iluminação e as outras 12 de escuridão). É possível diminuir gradualmente as horas de luz do dia, para produzir um efeito natural para as plantas, mas isso não é necessário e normalmente atrasa o florescimento em algumas semanas.

Depois que nossas plantas de maconha estiverem com mais de 2 meses em fase vegetativa(ou fase de crescimento), assim que colocadas para florir essas plantas irão ter um grande potencial para produzir flores nas próximas semanas, especialmente se o fotoperíodo em que estiverem incluir alto nível de intensidade de luz do espectro vermelho. Isso acontece porque durante o período de outono e inverno as luzes emitidas pelo raio solar possui mais espectros vermelhos fazendo com que a planta produza flores (isto somado ao período de 12 /12 que representa da mesma maneira a fase de transição do verão para o outono).

Durante o período de florescimento você não vai querer interferir no ciclo de iluminação de suas plantas, principalmente nas 4 primeiras semanas, cheque se no seu ambiente de cultivo se existe frestas por onde pode entrar raios de luz, cheque bem, pois qualquer erro desses ira influenciar fortemente nesse estágio da planta. Evite também de abrir a porta do seu grow, ou acender a luz durante o período de florescimento da planta de maconha, se você realmente precisa ir ao seu grow durante este período providencie uma lâmpada de luz verde e deixe ela no grow, sempre que precisar acenda esta luz ou mesmo deixe esta luz acesa, ela não ira interferir no ciclo noturno das nossas meninas. Lembre-se que se você permitir que entre luz no seu grow a sua colheita estará comprometida, sua planta poderá estressar e virar hermafrodita, nunca começar a florir, ou se começar pode ser que a floração dure mais do que o normal.

Então zele pela saúde e o bem-estar das suas plantas de maconha, pois será essa a recompensa que lhe será retribuída pela plantinha

Luz e Iluminação - plantação Maconha

114 comentários:

  1. Deixa eu ver se entendi... Nessa fase de florecimento é recomendado 12/12, mas ali diz que nas 4 primeiras semanas é preciso que ela esteja na escuridão, agora confundiu as ideias. Afinal, o estágio de floração é preciso luz ou não? Desculpe, ainda sou leigo no assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu parça, ele quis dizer pra não interferir no estágio das doze horas de escuridão.

      Excluir
    2. pow amigo precisa de luz desda da germinação ate o cultivo e coleita elas precisam de bastante luz por ter origem de pais de baixa temperatura, a luz e tão foda que quando eu fiz minha germinação eu deixei mais de 5 dias no pote pequeno com forração de papel toalha umedecidos botei dentro do guarda roupa tirei eu acho que foi com +ou- 7 dias preparei um vaso de mais ou menos 30cm de largura e profundidade botei a terra ate mais ou menos a 3cm da borda do vaso 2 dias nada do 2 ao 3 coloquei um abaju com lapada florescente de 9w 5k uma distancia de 10cm quando foi de da noite pra o 3 dia brotou a muda muito show o processo da fotossintetize. leo

      Excluir
    3. Na germinação não precisa de luz, que deve ser iniciada na planta quando as folhas só meçam a sair da semente, Lembrando que a função da luz é pela importância dela na fotossíntese, processo que é feito através das folhas. É perigoso colocar luz pois pode queimar a radícula de sua planta.

      Excluir
    4. olá galera estou aki em 2016 precisando de ajuda estou querendo montar meu primeiro grow dentro de casa ! tenho um armario de pedra em casa com 1metro e meio quase 2 metros tenho uma lampada de 60w estou pensando em colocar papel aluminio por dentro só uma lampada jaé o nesses ario para o tamanho do meu grow?? só vou por uma platinha ja tem uns 4 colles funcionando .. alguem poderia me ajuda ?? preciso de mais luz ?? sou inciante no cultivo PAZ E AMOR pra todos tmj

      Excluir

    5. BrOther eu tenho dois pés 1 tem 1 mes e alguns dias e o outro tem 15 dias dia manhã eu deixo no sol e de noite fica na escuridão tá certo preciso de instruções não dá PRA mim fazer um Grosso agora

      Excluir

    6. BrOther eu tenho dois pés 1 tem 1 mes e alguns dias e o outro tem 15 dias dia manhã eu deixo no sol e de noite fica na escuridão tá certo preciso de instruções não dá PRA mim fazer um Grosso agora

      Excluir
    7. Amigo, na verdade você não está fazendo nada para acelerar o crescimento da planta. Antes de fazer um cultivo eficiente voce precisa definir onde as plantas ficarão:1. ao ar livre, recebendo luz solar e dependendo apenas do ciclo natural de luz e ecuridão. 2. cultivo com lâmpadas especiais (indoor). se for a primeira alternativa, voce precisa saber que a planta ao ar livre precisa mais de 14 horas de luz solar para manter um crescimento vegetativo, portanto vc precisa ficar atento na sua região sobre iniciar o cultivo na época onde os dias são mais longos entre a primavera e o verão.Isso serve para que quando os dias começarem a ficar mais curtos a planta começar a florir. Essa é a estratégia dos cultivadores no exterior. se optar pelo cultivo indoor, vc administra as horas de luz sendo recomendável 18 horas para simular os dias longos. A chave da mudança está na mão do próprio jardineiro que passa a iluminar a planta por 12 horas apenas , trazendo a flora como reação natural. Mas , vc precisa ler e prestar atenção a muitas informações se quiser ter sucesso. Detalhes sobre tipos e iluminação, instalação, custos,montagem da tenda, exaustão, ventilação,PH , fertilização para cada período, etc...boa sorte

      Excluir
  2. presisa de 12 hrs de sol e 12 hrs de escuridão total

    ResponderExcluir
  3. minha plantinha tem 20 dias..
    deixo ela 24 horas em luz no indoor ..
    ta certo ? .-.
    em que ponto mais ou menos eu mudo os intervalos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa ela 24 hrs de luz, mais ou menos 2 meses. Depois disso você pode começar a faze-la florescer usando as 12 hrs de luz e 12 de escuridão ;).
      Com 2 meses no grow ela vai ficar mais ou menos com uns 1 metro 20 (o tamanho depende muito, estou só dando uma estimativa). flw irmão jahbless.

      Excluir
    2. ela apareceu com umas queimadurinhas nas plantas novas.. queria até mostrar pro pessoal e perguntar oq eu faço ..
      não sei se são quimaduras ou partes secas..
      só nas pontinhas das novas

      Excluir
    3. Ae Nalin e Abel me adc no face ai: https://www.facebook.com/snait.delirio.157?ref=tn_tnmn
      Quero tirar umas duvidas, VLW !

      Excluir
    4. Ñ afogue a planta, use borrifador, mantenha aterra umida, assim ñ afoga a raiz e ñ morre , as manchas das folhas significa agua d +

      Excluir
  4. qual lampada eu uso pra começa uma daquelas floreçentes ou pode ser aquela mais comum

    ResponderExcluir
  5. A minha tem uma semana como eu faco?

    ResponderExcluir
  6. Tem uma semana que brotou e esta com uns 4 cm ...
    Oke eu faco pra ela se sesenvolver rapido?

    ResponderExcluir
  7. e bom usar adubos organicos para o vegetativo coloque homus de minhoca e torta de mamona eu fui lendo tutoriais. Outra dica e bom comprar um Timer para a iluminação e configurar pra ligar e desligar a luz no horario que vc programou e bom usar 18hr luz/6hr noite, pois a noite e muito importante para elas eles percebem se vc liga a luz 1 dia 30 min mais cedo ou mais tarde!

    ResponderExcluir
  8. Meus dois pés estão em vasos. Estão em vasos e com +- 3,5 meses. Estão enormes, mas as buchas estão magras! Que fazer? Deixar elas com 12 horas de escuridão por dia durante a noite ajuda?

    ResponderExcluir
  9. tenho um grow. mais eh pequeno ,,, ja tem o timer os cullers so falta saber qual a lampada a botar la ,,, espero dicas as medidas do grow são 1,2m de altura por 30cm de largura, vlw raça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fluorescente de aspecto azulado pro vegetativo(6.400kelvins) e a mais amarelada pra flora.
      dai os W vc vai descobrir com as respostas da planta..
      meu grow é tipo o seu e eu uso 3 bocais, mas estou com 2 lampadas 6400K somando apenas 45W ficam proximas da planta e estou achando o suficiente

      Excluir
    2. Uso uma so de led 60w pra 3 plantas, mas ainda acompanho resultados, por enquanto td normal , 3 semanas, tbem gosto de fazer rodizio com a luz do sol
      , as vezes deixo no sol por 8 horas

      Excluir
  10. boas eu tenho 2 com 1 mes. sao auto florescentes qual o horario para floraçao?

    ResponderExcluir
  11. Preciso de ajuda, estou com uma plantinha e ela já tem 3 meses, tem mais ou menos uns 15 dias que ela começou a florir e percebi que era fêmea, como moro em um apartamento e ultimamente tem chovido muito tirei ela do terraço onde ela estava pegando cerca de 14 horas de sol e coloquei na varanda do meu apartamento onde ela pega cerca de 6 horas de sol ( que bate diretamente na planta), e ela não fica totalmente na escuridão a noite porque existe um poste em frente a varanda ( cerca de 8 metros) que impede a escuridão total da planta, alguém ai pode me ajudar? preciso saber se isso vai interferir na floração e qual é a melhor solução caso exista um problema visto que não posso cultiva-la em um ambiente externo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. intefere sim cara, cubra ela com saco preto, já ajuda bastante

      Excluir
    2. não cubra não, isso irá impedir a respiração da planta, ela necessita fluxo de ar em torno dela. Tente movê-la para algum lugar com menos luz ou quase que interferência mínima. E traga de volta ao local normal ao amanhecer. Melhor um pequeno trabalho e uma boa colheita do que possíveis problemas.

      Excluir
    3. CObre nao man...vc fode a planta assim...coloca ela no banheiro, no quarto...sei la...em a lgum lugar q nao bata luz, mas nao mata ela asfixiada nao

      Excluir
  12. Amigos tem uma luz no mercado Led Grow 15w - Lâmpada Para Plantas Internas ela é rosa e branca LED.: 168 LEDs "VERMELHOS = 133 | AZUIS = 35" . posso usar só essa luz ? des da muda até a flora ?

    ResponderExcluir
  13. Qual seriam as lampadas ideais para uma estufa de 60x60v120?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse Grow tu pode usar uma HID de 250W que dá pra ter uma produção TOP.
      Caso sua pergunta tenha sido sobre as lâmpadas Fluorescentes e Incandescentes, é melhor usar Fluorescentes (2 ou 3) de 85W, e quando passar para a Flora tu substitui uma Fluorescente por uma Incandescente (isso porque a cor que a incandescente produz é de um tom mais vermelho).
      Abraço!

      Excluir
  14. Eu estou querendo fazer um grow com um tanquinho velho.. Vcs acham q pode dar certo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mano pode sim desde que tenha espaço suficiente pra quantidade de plantas que vc quer cultivar

      Excluir
    2. Sim mano pode sim desde que tenha espaço suficiente pra quantidade de plantas que vc quer cultivar

      Excluir
  15. Bom dia estou com uma planta com 8 dias de terra ela esta com 4 cm e tive que sair ontem e deixei a luz da estufa ligada por 24h sem intervalo de escuridão ao chegar pela manha a o talo da planta estava mole sem força para se menter em pé coloquei um apoio nela reguei e desliguei a luz e deixei na escuridão. Isso esta correto oque fazer para ela não morrer ?? Estou usando uma lampada de 60w esta correto ? Preciso de aju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita umidade... lampada esta certa, mantenha a 30cm distancia e regue menos n afogue a planta

      Excluir
    2. O bruxo tenho uma planta com 9 meses eles já tem um metro sabe me dizer qual lâmpada posso usar.

      Excluir
  16. Buenas pessoal? Parabéns pelo blog, e a todos que contribuem! Pretendo continuar lendo para meu cultivo ser bem sucedido. Tenho uma duvida no momento: tenho 3 plantinhas, e quero cultivo 100% indoor,
    1) Manter todo o período da planta num armário de uns 80 cm de altura, com uma iluminação de Osram Powerstar HQI-T / 250W e um cooler, é possivel o cultivo nessas condições?

    2) O cheiro é muito forte? tem como neutralizar? (pois minha esposa não é usuária, mas tbm não se importa, porém, é importante que o cheiro não seja intenso, até para não chamar a atenção de visitas ou visinhos bisbilhoteiros)

    Compartilhem aí suas experiencias, abraço!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ar qente fica no topo, use o cooler em baixo e faça uma saida para o ar qente em cima do grow

      Excluir
  17. Salve parças, alguém pode me dizer se tá de boa essa estufa que eu Montei !


    https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/l/t1.0-9/10464042_683271018393520_3803339840162919904_n.jpg

    ResponderExcluir
  18. oi pessoal to com um pezinho ele esta com 35 dias esta no grow q eu fiz com iluminacao de lampada. florescente eu deixo com 17hs de luz e 7 hs de escuro...agora comecou a aparecer umas folhinhas entre os nós das folhas.QUERIA SABER. QUAL E A HORA OU EM QUANTOS DIAS EU PASSO PARA O FOTOPERIODO DE 12 HS LUZ E 12HS ESCURO..quem souber por favor. me passem essa. informacao....valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso q vc viu é o q define se a planta é macho ou femea. Permanece 24h de luz nessa fase

      Excluir
  19. espere de tres a quatro meses para mudar o fotoperiodo

    ResponderExcluir
  20. ae rapa estou com uma duvida na flora uso farinha de osso ou torta de mamona??? Gratidao

    ResponderExcluir
  21. salve galera to com uma luz aqui ( ourolux 3u 20w 220v 6400k ) queria saber se e boa pras minhas plantas elas a maioria ta com 5 dias e tao grande ja alguem da uma força ai e nois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a melhor pra vegetação dos pobres ou iniciantes como nós (y)
      se perceber q ela está mto alta e magra, coloque um ventilador virado pra ela e aproxime mais a luz, ela cresce buscando a luz.
      quando for florir procure as fluorescentes amareladas com menos de 3000k :) bom cultivo !!!

      Excluir
  22. tem que dar comida A B .....terra fertilizada quanto maior watts mais vc vai colher irmao

    ResponderExcluir
  23. e melhor as lampadas 1000 com opclime todo tranquilo...ai foi a dica

    ResponderExcluir
  24. Qual a melhor lâmpada para ser usada num pc grow de 4 baias?

    ResponderExcluir
  25. Qual a melhor lâmpada para ser usada num pc grow de 4 baias?

    ResponderExcluir
  26. Posso forrar meu growbox com papel alumino???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito melhor com qualquer coisa branco fosco, de for pqueno usei folha de oficio branca, é realmente bom

      Excluir
  27. O grow tem 60x60x80 , tenho tres lampadas de 30 w eh suficiente para começar a fase de vega??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 lampadas de 30 W vai te dar mais ou menos uns 5800 de lumens, descubra a quantidade que seu grow precisa, coloca mais uma ai e acompanha o desenvolvimento

      Excluir
  28. Posso comprar o mesmo reator para lampadas de vapor de sódio e mercúrio.
    Tipo lampadas de 250w????

    ResponderExcluir
  29. eu tinha a minha planta a receber 17 horas de luz e 7 de escuridão mas o que acontece foi que o timer avariou e por isso ficou ligado 24 hotas seguidas e quando seguei desligai logo para fazer 7 hras de escuridão !!! fiz bem ou mal?? me ajudem por favor o quedevo fazer?

    ResponderExcluir
  30. Qual é melhor lâmpada para cultivo sódio vapor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos walts uso para a floração com florcente amarelado 100 30 40 50 200 ......

      Excluir
    2. Quantos walts uso para a floração com florcente amarelado 100 30 40 50 200 ......

      Excluir
    3. Quantos walts uso para a floração com florcente amarelado 100 30 40 50 200 ......

      Excluir
    4. depende do tamanho do seu grow e da quantidade de plantas que vc vai cultivar

      Excluir
  31. E ae marolados..viu no cultivo indoor na faze vegetaçao dentro das 18 oras de luz coloco pra tomar sol pode isso o melhor deixar so no grow ? Tenho duas lanpadas de 60 watts de 6400k e uma de 2700k aspecto amarelado mei q vermelho... pouca luz o ta bom pra. essa faze? Me ajudem ae vlw

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. DAS LAMPADAS FLUOR, GERALMENTE SÃO 150W POR PÉ QUADRADO..... UM PÉ É IGUAL A 0,30M......

    GERALMENTE PRECISA-SE DE 7.500 LUMENS POR PÉ QUADRADO......TEM QUE FAZER A RELAÇÃO DE LUMENS E WATTS

    ResponderExcluir
  34. Boas.tenho 5 sementes femeas que germinaram e semeie e estão com 3 a 4 cm em apenas 4 dias.
    Minha duvida devo deixa.las no escuro 12 horas e 12 com luz?
    Cum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao man,assim que ela brotar ja deixa ela em estado de vejetaçao,com uma lampada fluorecente de 30wats ta otimo no fotoperiodo de 18/6

      Excluir
  35. Estou com uma duvida...estou com uma lâmpada de vapor de sódio, para três plantas, posso usa-la período vegetativo ou só no flor-ativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode usar em ambos...o aconselhável é sodio branca na vegetação e sódio amarela na floração.

      Excluir
  36. Slv slv queria saber quando tempo um pezinho de cannabis demora pra se desenvolver completamente até ta os camarões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da planta se for regular (femea) se plantar em dezembro ou janeiro, lá pra outubro ou setembro vc esta colhendo...algumas podem ser antes (em casos raros de plantas regulares) se forem autos entre 55 e 75 dias vc ja esta colhendo.

      Excluir
    2. Amigo, fiquei curioso quando se referiu a autos, e mais ainda quando falou em 55 a 75 dias. Seria um tipo de semente/espécie diferente?

      Excluir
  37. Slv slv queria saber quando tempo um pezinho de cannabis demora pra se desenvolver completamente até ta os camarões?

    ResponderExcluir
  38. Qual a distancia que devo deixar entre a luz e a planta, sendo uma luz de 400w?

    ResponderExcluir
  39. Ae galera sou novo no site e no cultivo.to tentando cultivar minha erva.Consegui germinar uma sementinha da verdinha(limaozin),dpois q a raiz brotou,plantei ela em um vasinho pequeno c terra escura,humus de minhoca e um pouco de cascalho de rio.Ela ta com 3cm a 5cm hj,e rego ela com borrifador de 4 a 6 vezes por dia,na verdade qndo vejo q a terra ta ficando seca dou uma regadinha.to pondo ela todo dia de manha cedo no sol e qndo da umas 11:00 hrs que o sol ta bem quente,eu ponho ela na sombra,pegando luz so no reflexo.N sei se to fasendo certo,mais tenho medo dela pegar muito sol qnte e morrer.Queria ate saber de voces se to fazendo certo em por ela na sombra nesse horario ou se posso deixa-la no sol quente sem problemas?e tbm queria saber com qntos dias eu ja posso mudar ela pra um vasinho maior,to esperando ela ficar com as folhinhas c ums 3cm a 4cm e o caule maior pra muda-la,tbm to com duvidas a respeito de adubo.queria saber se ja posso regar com algum adubo?pnsei em regar ela duas vezes por semana com humus liquido(NPK),e tbm pensei em regar ela c adubo nirvana uma vez por semana qndo eu mudar ela pra outro vasinho maior.Outra grande duvida é sobre a luz no inbox,pq vou fazer um grow e por ela la, e como ja vi varios sites e pessoas falando e dando dicas sobre a iluminaçao,n sei bem o que fazer,pois n sei q lampada usar e qual a luminancia certa para vegetaçao e para a floraçao.To na duvida se na vegetaçao a luz dever ser mais intensa em luminosidade ou se é na floraçao;pq to pnsando em por um refletor led de 1.300 leds 300w nas cores vermelhos e azuis e mais uma luz violeta de 25w,pois essas 3 cores sao as principais absorvidas pela planta e para floraçao pnsei em por duas ou tres lampadas fluorescente fria amarela.na verdade eu n sei se ta certo essa qntidade e qria saber se o mesmo refletor de leds de 300w pode ser usada para vega e para flora ou se ponho refletor de led so na vega e na flora ponho mesmo as lampadas fluorescente amarelas...obg ae pelas respostas galera e dsculpem por tantas perguntas,mais como ja disse é o primeiro cultivo e to ne esforçando,pois é tentando que se consegue...muita paz ae galera;vamos acabar com o trafico e legalizar a santa erva,jah rasfári...

    ResponderExcluir
  40. Ae galera sou novo no site e no cultivo.to tentando cultivar minha erva.Consegui germinar uma sementinha da verdinha(limaozin),dpois q a raiz brotou,plantei ela em um vasinho pequeno c terra escura,humus de minhoca e um pouco de cascalho de rio.Ela ta com 3cm a 5cm hj,e rego ela com borrifador de 4 a 6 vezes por dia,na verdade qndo vejo q a terra ta ficando seca dou uma regadinha.to pondo ela todo dia de manha cedo no sol e qndo da umas 11:00 hrs que o sol ta bem quente,eu ponho ela na sombra,pegando luz so no reflexo.N sei se to fasendo certo,mais tenho medo dela pegar muito sol qnte e morrer.Queria ate saber de voces se to fazendo certo em por ela na sombra nesse horario ou se posso deixa-la no sol quente sem problemas?e tbm queria saber com qntos dias eu ja posso mudar ela pra um vasinho maior,to esperando ela ficar com as folhinhas c ums 3cm a 4cm e o caule maior pra muda-la,tbm to com duvidas a respeito de adubo.queria saber se ja posso regar com algum adubo?pnsei em regar ela duas vezes por semana com humus liquido(NPK),e tbm pensei em regar ela c adubo nirvana uma vez por semana qndo eu mudar ela pra outro vasinho maior.Outra grande duvida é sobre a luz no inbox,pq vou fazer um grow e por ela la, e como ja vi varios sites e pessoas falando e dando dicas sobre a iluminaçao,n sei bem o que fazer,pois n sei q lampada usar e qual a luminancia certa para vegetaçao e para a floraçao.To na duvida se na vegetaçao a luz dever ser mais intensa em luminosidade ou se é na floraçao;pq to pnsando em por um refletor led de 1.300 leds 300w nas cores vermelhos e azuis e mais uma luz violeta de 25w,pois essas 3 cores sao as principais absorvidas pela planta e para floraçao pnsei em por duas ou tres lampadas fluorescente fria amarela.na verdade eu n sei se ta certo essa qntidade e qria saber se o mesmo refletor de leds de 300w pode ser usada para vega e para flora ou se ponho refletor de led so na vega e na flora ponho mesmo as lampadas fluorescente amarelas...obg ae pelas respostas galera e dsculpem por tantas perguntas,mais como ja disse é o primeiro cultivo e to ne esforçando,pois é tentando que se consegue...muita paz ae galera;vamos acabar com o trafico e legalizar a santa erva,jah rasfári...

    ResponderExcluir
  41. Bom dia galera, tenho uma duvida. Minha semente germinou e fiz uma estufa usando uma caixa de isopor e por dentro coloquei folgas sufite para q ficasse tudo branco por dentro e coloquei um cooler para simular o vento, minha planta está com 2 ou 3cm e vi q uma folha dela secou em quanto as outras estão perfeitas, oq pode ser? Em quanto ela está pequena devo usar luz 24hr?qual o melhor método de fazer ela crescer saudável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se a luz nao estava mt proxima dela ou o problema é seu solo que ta com muita acidez, compre um kit de controle de ph

      Excluir
  42. Preciso apenas de lampadas ou tbm de um transformador para cultivar? gostaria de saber do que preciso para montar e manter minha planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, se for um LED não precisa de mais nada, pois nao gera calor...caso seja lampada de vapor de sodio, ae vc precisa de um sistema de extraçao e introduçao de ar, ventiladores no topo das plantas e um controle de humidade...

      Excluir
  43. Boa noite estou a precisar mesmo de ajuda... Tenho um espaço com 3.50m por 3.50m por 2.50m de alto.. Vou lá por 20 plantas esta semana tenho 20 lâmpadas flurescentas com 58w as lâmpadas têm metro e meio.. Pode ser assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No total das lâmpadas vai fazer 1120w...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Não importa o total de lampadas neste caso amigo, mas sim o tipo de luz que se emite das lampadas, eu uso um LED Grow de 300w, para o tamanho do meu grow é mais do que o suficiente, mas caso não tenha acesso ao LED use lampadas de Sódio, Sódio branca no periodo vegetativo e Sódio amarelo no periodo de floração e os resultados serão surpreendentes, eu fazia isso antes de comprar o LED.
      P.S use lampadas de sódio de 300 à 600w

      Excluir
  44. Tenho um grow de 1.20 x 1.20 x 2.0 uso um Led Grow de iluminação de 300w (equivale à uma lampada de sódio de 1.500w) no vegetativo deixo as minhas plantas 16 horas na luz e 8 no escuro, na floração 12 por 12.

    ResponderExcluir
  45. Olá a todos. Estou com um problema muito sério, pois tenho duas plantas que completaram dois meses ontem, mas então muito pequenas, tipo uns 15 cm, só que elas são autoflorescentes e já estão querendo florir. Como eu faço pra induzir elas de volta para o vegetativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixando 24hrs de luz, ai ela volta a crescer, mais ver também o Ph deve ta desregulado, pra planta não absover os nutrientes da terra, espero ter ajudado
      abraço

      Excluir
  46. ola galera . to com uma plantinha aki de +ou- 15 dias e as duas primeiras folhas nao crescem e o caule dela ja tem 15 cm isso e normal?

    ResponderExcluir
  47. boa tarde mais um iniciante queria saber se posso deixar lampadas fluorescente ate a colheita ?

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde, sou iniciante e minha planta está com 35 dia por aí, já estão crescendo as primeiras folhas de 5 pontas.
    Ela está ão ar livre, porém eu vou fazer um grow com 1,20x1,20. Qual a melhor lâmpada para crescer e florir sem problemas?.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  49. Tenho 2 plantas pequenas uma de 2 semanas e outra com uma apenas crei uma estufa pois o tempo esta chuvoso e não tem muita luz solar coloquei uma lâmpada comum e melhor deixar na pouca luz solar ou realmente deixá-las dentro da estufa ?

    ResponderExcluir
  50. alquem ai pode me ajudar, qual altura eu boto minha lampada ? quantos cm +/- das plantas ?

    ResponderExcluir
  51. Oi galera, deboa?! eu to com uma dúvida aqui... Minhas 2 plantinhas tem 3 semanas, quanto tempo eu devo deixar elas no escuro?!

    ResponderExcluir
  52. Bom dia,galera...
    Tenho uma plantinha de uns 7 dias,com duas folhinhas já,e está ao ar livre.Moro numa cobertura,fica no sol pela manhã,e na luz do dia o resto do tempo.A noite no escuro.acho que germinou rápido pois o vaso era de uma planta comprada,portanto possivelmente ,adubada.Gostaria da ajuda de vcs,para o próximo passo.Deixo ela crescer mais nesse vaso?!Preciso necessariamente,criar m grow?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho mesma duvida que voce irmao... eu nao sei se preciso necessariamente por ela no grow a noite para também receber iluminaçao , ou se posso deixar ela ao ar livre com pouco luz mesmo, na parte da noite! ALGUEM NOS AJUDE

      Excluir
  53. Bom dia,galera...
    Tenho uma plantinha de uns 7 dias,com duas folhinhas já,e está ao ar livre.Moro numa cobertura,fica no sol pela manhã,e na luz do dia o resto do tempo.A noite no escuro.acho que germinou rápido pois o vaso era de uma planta comprada,portanto possivelmente ,adubada.Gostaria da ajuda de vcs,para o próximo passo.Deixo ela crescer mais nesse vaso?!Preciso necessariamente,criar m grow?!

    ResponderExcluir
  54. boa noite galera, tenho 2 plantinha de uns 5 cm, se eu deixar de dia no sol e a noite na luz da lampada do grow totalizando 24hra de luz prejudica ela?

    ResponderExcluir
  55. Iae galera estou com um pé de um mês mais ou menos e queria ajuda é meu primeiro cultivo e eu só uso adubo orgânico e vazo cultivo outdoor mais agora estou deixando em uma lampada de 100 w queria ajuda e dicas de adubos e o que fazer pra ela naum crescer muito obrigado rapaziada

    ResponderExcluir
  56. e as lampadas de led normais, aquelas brancas, elas servem para o cultivo indor?

    ResponderExcluir
  57. TO com 2 lampadas flourescentes brancas de Watts Real :32W
    Watts Incandescente : 120W.. E 1920 lumens cada.
    Num espaço de 1,30mts de comprimento por 50cm de largura forrado com folha sulfite e uma plantinha indo pra fase vegetativa.
    Ta faltando alguma coisa?? Cooler ou nao precisa?? E as lampadas, é suficiente assim?

    ResponderExcluir
  58. Eu uso refletores de Led, no vegetativo deixo ele na cor que é mesmo, uns 6500k.na floração coloco fita kapton no vidro dos refletores, fita kapton é uma fita para alta temperatura, baratinha no Mercado Livre. O tom da cor com a fita fica bem amarelado, cor para a floração.

    ResponderExcluir
  59. E aí pessoal, tenho algumas duvidas sobre cultivo, fiz um grow hoje, minhas sementes estavam germinando, botei elas na terra e coloquei o vasinho no grow, sem iluminação alguma. só um cooler e uma janela... está certo? gostaria de saber mais sobre iluminação! por favor, se possível mandar umas dicas por e-mail (damasceno.lucas98@gmail.com) ou pelo whats (055 99741756)... agradeço muito a cooperação de vocês! ótimo fumo a todos!!!

    ResponderExcluir
  60. oi pessoal tenho uma duvida qual lanpada é melhor, led fuorecente ou halojena,e seposso misturar elas,obrigado

    ResponderExcluir
  61. SERA KE DA PARA USA UMA LUZ DESSAS PAR30 36LEDS VERDE https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=662&q=luz+fluorescente+verde+&oq=luz+fluorescente+verde+&gs_l=img.3...2396.23155.0.23970.24.18.2.4.4.0.142.2047.0j18.18.0....0...1ac.1.64.img..0.23.2056...0j0i10k1j0i30k1j0i5i30k1j0i8i30k1j0i10i24k1j0i24k1.D7Ff63HfMVI#hl=pt-BR&tbm=isch&q=PAR30+36+LEDS+VERDE&imgrc=wngcmFeEMjW6UM%3A NA PLANTA E SE ESSA NAO DER QUAL E UMA KE EU POSSA USAR

    ResponderExcluir
  62. Fala Galera! Estou iniciando no cultivo também, andei comprando sementes e não recebi! Então queria saber se alguém tem sementes pra doar ou vender! Estou louco pra começar, tamo junto! chama no wats! 47991108948 VLW

    ResponderExcluir
  63. Estou com dois pés fêmea com duas semanas já saiu o cotilédones e mais duas folhas pequenas que lâmpada eu uso agora por quase 24hrs???

    ResponderExcluir
  64. Estou com dois pés fêmea com duas semanas já saiu o cotilédones e mais duas folhas pequenas que lâmpada eu uso agora por quase 24hrs???

    ResponderExcluir
  65. pessoal preciso duma resposta urgente!! Eu tive minhas plantas no vegetativo durante 2 meses num horario 18/6 ha' uma semana decidi alterar o horario para floraçao 12/12 o problemae que quando alterei no relogio toquei numa tecla e nao ficou automatico o que fez com que as plantas tivessem durante 5 dias nun horario de 24h com luz ligada!! sera' que pode stressar minhas plantas? Hoje quando reparei corrigi e passei para 12/12.. agradecia uma ajuda pessoal

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir